Projeto que cria “salas de silêncio” para alunos autistas é aprovado em comissão da Câmara

Projeto de lei que visa à implementação de “salas de silêncio” em escolas para alunos autistas e neuroatípicos avança em comissão da Câmara dos Deputados, buscando aliviar sobrecargas sensoriais e melhorar a inclusão educacional.

Texto deve passar por mais três comissões da Casa para seguir ao Senado Federal

Um projeto de lei que prevê a criação de “salas de silêncio” para alunos autistas e neuroatípicos na educação básica foi aprovado em uma comissão da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (28).

O texto do projeto ainda precisa ser discutido em outras três comissões (Educação; de Finanças; e Constituição, Justiça e Cidadania) antes de seguir para o Senado Federal.

A proposta tramita em caráter conclusivo, ou seja, se for aprovada nas demais comissões não precisará passar pelo plenário da Câmara e vai direto para o Senado.

As “salas de silêncio” também são conhecidas como salas de descompressão ou desaceleração, nas quais estudantes autistas e neuroatípicos podem aliviar a sobrecarga sensorial, evitando crises emocionais e comportamentos agressivos.

Pela proposta dos deputados Jadyel Alencar (PV-PI) e Clodoaldo Magalhães (PV-PE), as salas deverão:

  • ser reservadas;
  • disponibilizar fones redutores de ruído e objetos reguladores, como óculos escuros;
  • ter baixo estímulo visual e sonoro;
  • ser localizadas em locais de fácil acesso; e
  • ser sinalizadas de forma clara e visível, preferencialmente na entrada da escola.

São considerados neuroatípicos os estudantes com síndrome de Asperger, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros.

Reportagem: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/projeto-que-cria-salas-de-silencio-para-alunos-autistas-e-aprovado-em-comissao-da-camara/

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